quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TRANSPORTES EM CUBA


Transportes em Cuba

As principais cidades de Cuba estão comunicadas por avião. Cubana de Aviación tem vôos á Isla de la Juventud, Cayo Largo, Camagüey, Cienfuegos, Santiago de Cuba, Holguín, Guantánamo, Manzanillo, Las Tunas, Bayamo e Ciego de Ávila. As saidas variam de acordo o destino e nalguns casos, só tem um vôo semanal. É recomendável fazer reservas com muito tempo de antecipação, devido à grande demanda. Para qualquer trajeto é preciso apresentar o passaporte e pagar em dólares. Além de Cubana de Aviación (com escritório na rua 23 No. 64, entre Infanta e Vedado), existem Aerocaribbean, Aerogaviota e Aeropostal.
Trem
É uma boa forma de conhecer o país. Aliás, as saidas são muito irregulares e os tempos são bastante compridos. Em ocasiões, alguns trens contam com um vagão para turistas provido de ar acondicionado, à ser pago em dólares. As reservas podem ser feitas nos Burós de Turismo ou na estação de trens, nas ruas Esperanza e Egido, em La Habana.
Carro
Esta é uma das melhores formas para conhecer o país. Havanautos e Cubanacar são algumas das muitas empresas a gestionarem o alugel de carros. Havanautos dispõe de oficinas no aeroporto de La Habana, na capital, Varadero e nas principais zonas turísticas. Aconselhamos para realizar a reserva com tempo suficiente, e melhor antes de partir. Na temporada alta é muito provável que sufra para conseguir alugar carro.
Para o aliguel é preciso apresentar a cartera vigente, ser maior de 21 anos de idade e deixar fiança, geralmente através de cartão de crédito. Verifique o tipo de seguro que vai adquirir, pois seguro a tudo risco não é ofercido. Aconselha-se viajar com o depósito sempre cheio. Quanto à condução, extreme as precuções, pois, nas cidades e maior parte das estradas o tráfico é ligeiro, os escassos motoristas costumam dirigir com certa anarquia; acima de tudo, preste atenção aos ciclistas. Em cuba circula-se pela direita.
Ônibus
Este é um dos meios de transporte recomendados para viajar pela ilha. Aconselha-se reservar com antelação. Existem infinidade de ônibus ligando diversas povoações. A Rodoviária Interprovincial fica na Ave. Independencia,.
Ônibus urbanos costumam ir lotados de pasageiros e podem variar os horários de serviço. Nas horas pontas, entre as 6.00 e ás 8.00 h e de 16.00 ás 18.00 h, é dificil se trepar em um ônibus. Fora destas horas circulam espaciadamente, cobrindo as principais rotas.
Táxi
Os táxis turísticos cubanos dispõem de taxímetros e os trajectos são pagos em dólares de acordo à distância.
As paradas costumam estar situadas na entrada dos hotéis, restaurantes e centros noturnos. As principais companhias são Cubanacán, Turistaxis, Panataxis, Havanautos, entre outras companhias.
Existem outro tipo de táxis, os chamados "boteros", motoristas com licença que oferecem o serviço em seus carros particulares e são aconselháveis para os trajetos curtos (por exemplo, La Habana-Varadero), por serem muito mais econômicos que os táxis oficiais.
Uma boa forma de se conhecer La Habana, sobretudo à chegada, è alugar uma bicicleta e realizar passeios para descobrir os rincões com mais sabor tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário