quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FLORA E FAUNA


                                                          FLORA E FAUNA DE CUBA


FLORA E FAUNA
O mais surpreendente da fauna e flora de Cuba é que não existe nenhum animal ou planta perigoso para o homem. Além disso, das 8.000 espécies de flora, perto da mitade é endêmica, quer dizer, oriunda e exclusiva do país, sendo una das mais ricas e variadas das Antilhas.
Flora
O revezamento das duas estações causa o predomínio da vegetação herbácea sobre a lenhosa e, em realidade, abundam mais na ilha as savanas (extensas zonas cobertas de ervas com pinhos) do que os bosques, não existindo zonas desérticas em todo o território. Nos bosques abundam espécies madereiras muito úteis como os acajús, ébanos, granadilhos, cedros, carvalhos, guayacanes, jiquíes, flamboianes ou árvores do fogo, jacarandás, mangos, goiabeiras, anacardos, zapotes, cacaus (com apariência de arbusto mas sempre árvores), amendoeiros índios e outros mais de madeira dura. Nas planícies os pastos são abundantes, enquanto na parte oriental da ilha dominam os bosques úmidos muito densos, onde abunda a palma manaca. Este paraíso é completado por nunerosas variedades de plantas como mangues roxos, adelfas, caudas de gato, bouganviles, orquídeas, espinilhos (entre milhares de palmas), coqueiros, canas de açúcar e uma boa variedade de frutas troipicais.
Fauna
A flor nacional, que se encontra em quase todo lugar, é a flor borboleta, de cor branca que florese com a temporada das chuvas. A àrvore nacional á a palma real, a espécie mais abundante e que chega medir de 20 a 30 metros de altura.
Quanto á fauna é muito variada e á a própria dos climas sub-tropicais. Aliás, diferença-se em que não tem. No país, nenhuma espécie perigosa para o homem, ou seja, não tem feras e nem insetos (com mais de 7.000 espécies) considerados perigosos.
O país tem um dos fundos marinhos mais belos e surpreendentes do mundo, com mais de 4.000 espécies de moluscos e mais de 9.000 esoécies de peixes. Por outro lado em Cuba se encontra as menores espécies do mundo: o sapinho (sminthillus limbatus) e o beija-flor ou zunzunito (mellisuga heleane) o pássaro mosca de 5 centímetros de comprido. Destacam entre os répteis algunas cobras, entre elas a chamada majá.
Na ilha se encontra, entre as mais de 300 espécies de aves, flamingos, diversas qualidades de periquitos, corujas nanica, pica-paus, graças boieras, gaviões, pombas torcaces. Faisões, e os coloridos tocororos, a ave nacional por seu peito de cores vermelho, azul e branco (como os da bandeira cubana). Destacam também o porco jívaro, tomeguines do pinhar, queixadas, morcegos, borboletas, iguanos, caracoles, crocodrilos, manjuaries, peixes-bois (estes três últimos em perigo de extinção), entre muitas outras espécies.
Espaços Protegidos
Cuba conta com perto de 15.000 quilômetros quadrados de Parques Naturais protegidos e geralmente deconhecidos pelos turistas. As razões são, em alguns casos,
Pela dificuldade para aceder a eles e em outros pelo desconhecimento do setor turístico, já que estão sendo promovidos muito recentemente.
Nas Reservas da Biosfera encontra-se espécies da flora e fauna oriundas da região, especialmente aves e fauna marinha. Destacam a Reserva da Biosfera da Península de Guanahacabibes e a de Cuchillas del Toa em Guantânamo; quanto a Parques Naturais o da Ilha da Juventude, o Parque Marinho Cayo Caguama o da Grande Pedra em Santiago de Cuba.
Para quem quiser visitar alguma destas zonas o melhor é acudir aos escritórios de turismo, que costumam se encontrar nos principais hotéis do país, aonde será bem informado. Facilitamos os nomes de alguns paraísos naturais:
Reservas da Biosfera
Península de Guanahacabibes e Sierra del Rosario, em Pinar del Río.
Parque Baconao, em Santiago de Cuba.
Cuchillas del Toa, em Holguín e Baracoa, Guantánamo.

3 comentários: